quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Índios Kaingáng comercializam ervas na praça do Cinquentenário

Uma família indígena da etnia Kaingáng da aldeia Bananeiras, do posto indígena Guaritas do município de Miraguai (RS), está em Dourados comercializando ervas medicinais. O casal Ido Galvão e Alzina Sales trabalham há vários anos com plantas medicinais e percorrem todo o país.

Na cidade, os dois e o filho João estarão com produtos para o tratamento de várias doenças, que segundo eles faz sucesso por onde passada. Ido Galvão, que trabalha há 40 anos com plantas e ervas medicinais, é pajé da aldeia onde reside. Segundo ele, sua experiência e vivência deu esse posto à ele. “Sou pajé da minha aldeia por conhecer todos os medicamentos que podem ser retirados da natureza”, falou Ido.
O pajé trouxe para Dourados, 90 tipos diferentes de ervas para diversos tratamentos. “Reumatismo, diabetes, estresse, dores musculares, cólicas, dores de cabeça e até mesmo impotência sexual. A cura para essas e outras doenças pode ser encontrada nas ervas e raízes com poderes medicinais”, é o que afirma o casal de índios.
Ele conta que aprendeu a trabalhar com as ervas com a avó, que era uma famosa ‘raizeira’. “Aos oito anos já ia com minha avó para o mato à procura de raízes”, relatou. “Com 12 anos comecei a fazer remédios com as ervas”, conclui.
Esse mês, a família já passou pelas cidades de Miranda, Ponta Porã e Bonito. Ido e Alzina estarão na praça do Cinquentenário a partir de hoje das 9h às 17h. Os indígenas ficaram na cidade até o próximo sábado.

Fonte: Dourados Agora

Nenhum comentário: