segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Índios protestam por dignidade em aldeias

O bloqueio é motivado para conseguir a construção de escolas, pela emissão de documentos pessoais

Jean Paterno

Indígenas de aldeias da região de Guaíra, no Extremo-Oeste do Paraná, prometem realizar um protesto nesta segunda-feira. Eles pretendem mobilizar cerca de quatro mil pessoas e fechar a Ponte Ayrton Senna, que liga Paraná e Mato Grosso do Sul, a partir das 8h. Os líderes da manifestação informam que a passagem de veículos permanecerá interrompida até que autoridades decidam atender, de uma vez por todas, as suas reivindicações.
O bloqueio é motivado para conseguir a construção de escolas, pela emissão de documentos pessoais aos indígenas e também pela construção de moradias. Outro problema grave e que contribui para a manifestação é a urgência da demarcação de áreas atualmente ocupadas por índios da etnia guarani. A solicitação é antiga e a falta de solução tem causado sérios problemas a famílias que moram em Guaíra e também em Terra Roxa.
Antigo
A situação de abandono dos indígenas dessa região do Extremo-Oeste paranaense não é nova. O Ministério Público Federal de Umuarama, no Noroeste do Estado, chegou a mover ações contra prefeituras, Governo do Paraná e até a União cobrando soluções urgentes às dificuldades enfrentadas pelas famílias. Sem a regularização das áreas, os indígenas têm encontrado dificuldades em receber auxílio, recursos e atenção a programas considerados básicos. Até fome as famílias afirmam estar passando.
Regularização
Há cerca de três meses, uma audiência foi realizada em Guaíra com representantes das comunidades indígenas, órgãos públicos, Funai, Secretaria Especial de Assuntos Fundiários do Paraná e Ministério Público Federal. O consenso do encontro foi a busca de soluções urgentes para as carências da população nativa, com prioridade a questões essenciais e de regularização das áreas, que, segundo o secretário de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, deverá ocorrer até o fim deste ano.

Fonte: O Paraná

Nenhum comentário: